Braga: Arcebispo de Braga anuncia mudanças de Padres nas freguesias do Distrito, freguesias de Vila Verde incluídas neste lote (Via Correio do Minho)



O arcebispo primaz de Braga, anuncia hoje o Movimento Eclesiástico. D. Jorge Ortiga, em comunicado enviado à comunicação social, dá conta que esta 'reorganização territorial da arquidiocese tem concentrado muitas energias'. Segundo o prelado, 'não é fácil harmonizar os reais interesses das paróquias e dos sacerdotes com as possibilidades de que dispomos'. 'Diante de nós temos um desafio que deve comprometer sacerdotes e leigos: tomar consciência de um novo modo de ser Igreja para crescermos na comunhão corresponsável. Uma aposta necessária na formação sólida capaz de garantir a variedade ministerial na transmissão, celebração e vivência da fé cristã. Isto não é tarefa de alguns ou sempre dos mesmos. É uma exigência da nossa condição baptismal. Todos devemos sentir a alegria de viver uma pastoral que necessariamente está a exigir mudanças de atitude em todos nós', escreve o arcebispo.
D. Jorge Ortiga aproveita o momento para lançar alguns apelos, não só aos sacerdotes, mas também aos leigos. 'Aos sacerdotes pede-se que se concentrem no essencial e específico do seu ministério, criando e preparando espaços de corresponsabilidade laical em ordem a uma confiança plena. Aos leigos pede-se que sintam a Igreja como espaço de comunhão e de participação ministerial sem qualquer espírito de protagonismo. Ser cristão passa por uma coerência de vida com o Evangelho e de compromisso familiar com as vocações na Igreja. Não podemos continuar a exigir multiplicações de eucaristias. As comunidades devem estar disponíveis para sacrifícios onde a alteração de horários e lugares de culto assim o exigirem', diz.

Neste sentido e perante as necessidades das comunidades, o arcebispo primaz de Braga faz as seguintes nomeações:
- P.e Manuel José Ribeiro Pinheiro, dispensado da paroquialidade de S. Martinho de Vila Frescainha e S. Pedro de Vila Frescainha, arciprestado de Barcelos, e nomeado pároco de Sta. Maria de Prado - Vila Verde.
- P.e Manuel da Rocha, dispensado de S. Paulo de Fão e do Divino Salvador de Fonte Boa, Esposende, e nomeado pároco de S. Martinho de Vila Frescainha, S. Pedro de Vila Frescainha e S. João Baptista de Barqueiros, Barcelos.
- P.e José António Arantes de Andrade, dispensado de S. Paio de Vila Verde, Sta. Eulália de Loureira, S. Martinho de Travassós, arciprestado de V. Verde, assim como da capelania da Misericórdia, e nomeado pároco de S. Paulo de Fão e do Divino Salvador de Fonte Boa, arciprestado de Esposende, continuando a colaboração nos Cursos de Cristandade.
- P.e Avelino Manuel Lima Castro, dispensado de Divino Salvador de Campo, S. Miguel de Roriz, S. Pedro Fins de Tamel e S. Tiago do Couto, arciprestado de Barcelos, e nomeado pároco de S. Simão e S. Judas Tadeu da Junqueira, Sto. André de Parada e Divino Salvador de Touguinhó, arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, e proposto para capelão do Hospital de P. Varzim.
- P.e Carlos Mário Ferreira Gomes, dispensado de S. Miguel de Argivai e Divino Salvador de Touguinhó, V. Conde/P. Varzim, e nomeado pároco de Divino Salvador de Campo, S. Miguel de Roriz, S. Pedro Fins de Tamel e S. Tiago do Couto - Barcelos.
- P.e Nuno Matos Rocha, no-meado pároco de S. Miguel de Argivai, arciprestado de V. Conde/P. Varzim, em acumulação com N. Sra. da Lapa, do mesmo arciprestado.
- P.e Manuel José Baptista, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de S. Tiago de Cossourado e Sta. Eulália de Panque - Barcelos.
- P.e Paulo Jorge Brás de Sá, dispensado da paroquialidade “in solidum” de Sta. Eulália de Fafe, e nomeado pároco de Sta. Maria de Quintiães, S. Martinho de Aboim, Sta. Lucrécia de Aguiar, S. Tiago de Cossourado e S. Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos, contando com a colaboração do P.e Manuel José Baptista.
- P.e Paulino Manuel do Vale Novais, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de S. João Baptista de Barqueiros - Barcelos.
- P.e José Carlos Vechina (O.C.D.), dispensado da paroquialidade de S. Vicente, arciprestado de Braga, com a gratidão da arquidiocese à Ordem do Carmo.
- P.e João Paulo Coelho Alves, nomeado pároco de S. Vicente, arciprestado de Braga, em acumulação com a Pastoral Juvenil, Assistente Regional do Escu-tismo, com a Chancelaria da Cú-ria e com a moderação da paróquia de Sta. Maria de Palmeira, arciprestado de Braga.
- P.e João Pereira Monteiro e Darci de Jesus Ferreira Vilarinho (Missionários da Consolata), nomeados párocos “in solidum” de Santa Maria de Palmeira, sendo moderador o P.e João Paulo Coelho Alves.
- P.e Manuel Mendes Fernandes da Fonseca, dispensado, a seu pedido, da paroquialidade de S. Tiago da Cividade, arciprestado de Braga.
- Cón. Manuel Joaquim Fernandes da Costa, nomeado pároco de S. Tiago da Cividade - Braga, em acumulação com a paróquia de Sta. Maria Maior e Sé Primaz e de S. João do Souto, do mesmo arciprestado, com a colaboração do Monsenhor Joa-quim Moisés Rebelo Quinteiro, sem prejuízo de outros encargos diocesanos.
- P.e Luís Eugénio Couto Baeta, dispensado da paroquialidade de S. Clemente de Basto, arciprestado de Celorico de Basto, e nomeado pároco de S. Marinha de Pedraça e S. Sebastião de Passos, arciprestado de Cabeceiras de Basto, em acumulação com S. Senhorinha de Basto e S. Pedro de Alvite, do mesmo arciprestado.
- Mons. José Augusto Gomes Ribeiro e Pe. Jorge Agostinho Gomes Esteves, dispensados de S. Martinho de Pedraça, arciprestado de Cabeceiras, continuando com a paroquialidade de Sto. André de Rio Douro, S. João Baptista de Cavez e S. Jorge de Abadim, do mesmo arciprestado.
- P.e Francisco Marcelino Monteiro Esteves, dispensado da paroquialidade de S. Sebastião de Passos, arciprestado de Cabeceiras, continuando com a paroquialidade de Santo André de Painzela, S. Miguel de Refojos de Basto e Sta. Maria Maior de Outeiro, do mesmo arciprestado.
- P.e António Gomes de Lima, dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Borba da Montanha, S. Miguel de Carvalho e S. Tecla de Basto, arciprestado de Celorico de Basto, continuando com a paroquialidade de S. Bartolomeu do Rego, arciprestado de Fafe.
- P.e Alexandre Agostinho Teixeira de Sá, dispensado do Divino Salvador de Parada e Barbudo, Sta. Maria de Mós e S. Mamede de Gondiães, arciprestado de Vila Verde, e nomeado pároco de S. Clemente de Basto, Santa Maria de Borba da Montanha, S. Miguel de Carvalho e S. Tecla de Basto, arciprestado de Celorico de Basto.
- P.e Adelino Marques Domingues, nomeado pároco de S. Martinho de Quinchães em acumulação com S. Martinho de Silvares e S. Martinho de Ceidões - Fafe.
- P.e Samuel Vilas Boas, dispensado de S. Romão de Rendufe e de S. Cosme e S. Damião da Lobeira, arciprestado de Guimarães/Vizela, e nomeado pároco de S. Cristóvão de Selho em acumulação com Sta. Maria de Silvares, do mesmo arciprestado.
- P.e Joaquim Domingos Luís, dispensado das paroquialidades “in solidum” de S. Cristóvão de Selho, S. Torcato, S. Miguel de Gonça e S. Pedro de Gominhães, assim como da moderação des-tas três últimas, do arciprestado de Guimarães/Vizela.
- P.e António Manuel Baptista Lopes, dispensado da paroquia-lidade “in solidum” de S. Cristóvão de Selho, S. Torcato, S. Miguel de Gonça e S. Pedro de Gominhães, assim como da moderação de S. Cristóvão de Selho, do arciprestado de Guimarães/ /Vizela.
- P.e Joaquim Leonel Araújo de Sousa e Carlos Alberto Aires de Matos, confirmados párocos “in solidum” de S. Torcato, S. Miguel de Gonça e S. Pedro de Gominhães, e nomeados párocos “in solidum” de S. Romão de Rendufe, S. Cosme e S. Damião de Lobeira, do arciprestado de Guimarães/Vizela.
- P.e José Luís de Sousa Pimenta, nomeado pároco “in solidum” com o P.e Devendra Bhuriya e os referidos P.e Joaquim Leonel Araújo de Sousa e Carlos Alfredo Aires de Matos das paróquias de S. Torcato, S. Miguel de Gonça, S. Pedro de Gominhães, S. Romão de Rendufe, S. Cosme e S. Damião de Lo-beira, arciprestado de Guimarães/Vizela, ficando com o encargo de moderador.
- P.e José Agostinho da Costa Ribeiro, d

ispensado da paroquialidade e moderação de S. Cláudio de Barco, arciprestado de Guimarães/Vizela, continuando pároco de S. Tomé de Caldelas.
- P.e Miguel Augusto Freitas Teixeira, nomeado pároco de S. Cláudio de Barco, arciprestado de Guimarães/Vizela, em acumulação com Divino Salvador de Briteiros e Sto. Estevão de Briteiros.
- P.e Albino José da Silva Carneiro, nomeado pároco de Sta. Maria de Sobradelo da Goma, arciprestado de P. Lanhoso.
- P.e João Maria Tinoco, por razões de idade, dispensado de S. Tiago de Lanhoso, arciprestado de Póvoa de Lanhoso.
- P.e Armindo Ribeiro Gonçalves, nomeado pároco de S. Tiago de Lanhoso, arciprestado de P. Lanhoso, em acumulação com N.ª Sr.ª do Amparo e S. Martinho de Galegos, do mesmo arciprestado.
- P.e Domingos Alberto Pinheiro Mendes, nomeado pároco de S. Martinho de Travassôs, arci-prestado de V. Verde, em acumulação com S. Miguel de Carreiras, Santiago de Carreiras, Santa Maria de Dossãos e Sta. Marinha de Nevogilde, do mesmo arciprestado.
- P.e Sandro Nuno da Silva Vasconcelos, nomeado pároco de Divino Salvador de Pedregais e Sta. Eulália de Godinhaços, arciprestado de V. Verde, em acumulação com S. Martinho de Moure, S. Mamede de Escariz e S. Martinho de Rio Mau, do mesmo arciprestado.
- P.e Artur Jorge Ramalho Rocha Gonçalves, nomeado pároco de S. Paio de V. Verde e Sta. Eulália de Loureira, arciprestado de V. Verde, em acumulação com o serviço na Diocese das Forças Armadas e Segurança.
- P.e José António Ribeiro de Lima Carneiro, autorizado a trabalhar na diocese de Aveiro por mais um ano.
- P.e Horácio José Segura (S.M.M), dispensado de Administrador Paroquial de S. Simão e S. Judas Tadeu da Junqueira e Sto. André de Parada, do arciprestado de V..Conde/P. Varzim.
- P.e Pedro Daniel Faria Marques, nomeado pároco “in soli-dum” de Sta. Eulália de Fafe, continuando como moderador P.e João Fernando Peixoto Araú-jo, contando os dois com a cola-boração do P.e Bernardino Ri-beiro, o qual é dispensado da capelania da Santa Casa da Misericórdia.
- P.e João Alberto Sousa Correia, dispensado de Administrador Paroquial de Sta. Maria de Prado, continuando pároco de S. Miguel de Frossos e responsável pelo Diaconado Permanente e Departamento Bíblico da Arquidiocese.
- P.e António Rodrigues, nomeado pároco de Divino Salvador de Barbudo, S. Mamede de Gon-diães e Sta. Maria de Mós, arciprestado de V. Verde, continuando com Sta. Maria de Freiriz.
- P.e Angelino Tchindombe Kamati, nomeado Vigário Cooperador de Divino Salvador de Barbudo, S. Mamede de Gondiães e Santa Maria de Mós, arciprestado de Vila Verde.
- P.e Avelino dos Santos Mendes, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Martinho de Carrazedo, S. Tomé de Prozelo e S. Paio de Besteiros, continuando com a paroquialidade de S. Salvador de Amares e Sta. Maria de Ferreiros.
- P.e Jorge Manuel Carneiro Ferreira, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Miguel de Refojos de Basto, Sto. André de Painzela, S. Sebastião de Passos e Sta. Maria Maior de Outeiro, arciprestado de Cabeceiras de Basto, nomeado pároco de S. Paio de Besteiros, S. Tomé de Proselo e S. Martinho de Carrazedo, arciprestado de Amares e integrando-se na Unidade Pastoral de Amares.
- Mons. Domingos da Silva Araújo, dispensado, a seu pedido, da capelania da Basílica dos Congregados - Braga, continuando a colaborar na mesma Basílica.
- P.e José Barbosa Granja, no-meado Reitor da Basílica dos Congregados, arciprestado de Braga, e coordenador do Secretariado da Pastoral da Mobilidade.
- Mons. Joaquim Morais da Costa, dispensado da coordenação da Pastoral da Mobilidade, continuando responsável pela capelania de Nª. Sª. do Sameiro.
- P.e Henrique dos Santos Ribeiro, nomeado Assistente Regional Adjunto do C.N.E e responsável pela Assistência e Formação no Campo Escola de Fraião.
- P.e Samuel Miranda Vilas Boas, nomeado Assistente Regional Adjunto do C.N.E e responsável pelo acompanhamento e formação dos Assistentes da Região.
- P.e Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque, dispensado de assistente do Departamento da Formação Cristã de Adultos, continuando responsável pela Pastoral Universitária e professor na Universidade.
- P.e Paulo Alexandre Terroso da Silva, dispensado da Equipa Formadora do Seminário Menor para realizar uma experiência na comunidade dos Picolli Fratelli di Gesú Caritas (Pequenos Irmãos de Jesus Caritas), em Limiti di Spello, Peruggia, Itália.
- P.e Marc Rodrigues Monteiro, dispensado da paroquialidade “in solidum” de S. Salvador Amares, S. Maria de Ferreiros, S. Martinho de Carrazedo, S. Tomé de Prozelo e S. Paio de Besteiros - Amares, e nomeado para integrar a Equipa Formadora do Seminário Menor.
- P.e João Paulo Brito da Costa, dispensado do serviço da Equipa Formadora do Seminário Menor e de Chefe do Gabinete do Arcebispo Primaz, e autorizado a frequentar os estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
- P.e José Miguel Fraga Cardoso, nomeado para integrar a Equipa Formadora do Seminário Menor e Chefe do Gabinete do Arcebispo Primaz.

Arcebispo dá vida a mais duas novas Unidades Pastorais em dois centros urbanos

Segundo D. Jorge Ortiga, a mudança vertiginosa dos condicionalismos sociais não permite que “nos acomodemos ao âmbito restrito das paróquias. Crescemos à sombra dos campanários gerando-se uma mentalidade de comunidade frequentemente circunscrita aos limites geográficos. A mobilidade e a necessidade de agir de modo diferente convidam-nos a dar consistência a estruturas já existentes em alguns lugares e a potenciá-las noutros sítios”, diz.
Por isso, e com as apostas de anos anteriores, as Unidades Pastorais começam a dar os seus frutos sem destruir a autonomia das paróquias. “Urge dar um passo em frente, ou seja, as Unidades Pastorais devem tornar-se verdadeiras comunidades pastorais onde se redescobrem ministérios que não servem exclusivamente o âmbito restrito da paróquia mas que estão
ao serviço de uma determinada zona pastoral.
Continuando a esperar muito das actuais Unidades Pastorais, o arcebispo de Braga revela que gostaria de dar vida a mais duas em dois centros urbanos: Unidade Pastoral de Amares, constituída pelas paróquias de S. Salvador de Amares, Santa Maria de Ferreiros, S. Martinho de Carrazedo, S. Tomé de Prozelo, S. Paio de Besteiros, Santa Maria de Caires, Santa Maria da Torre e S. Pedro de Portela, ficando como co-ordenador o P.e Avelino dos Santos Mendes.
Unidade Pastoral de Vila Verde, constituída por S. Paio de Vila Verde, Santa Eulália de Loureira, S. Tiago de Sabariz, S. Tomé de Lanhas, S. Cláudio de Geme, S. Pedro de Esqueiros, Divino Salvador de Barbudo, S. Mamede de Gondiães, Santa Maria de Mós, ficando como coordenador o P.e Carlos Manuel Fernandes Lopes.

Diáconos: estágios pastorais

No seu percurso para a Ordenação Sacerdotal, os diáconos farão o seu estágio pastoral nas seguintes paróquias ou unidades pastorais:
- Diác. António Rafael Moreira Poças, na unidade pastoral de S. Pedro de Esmeriz, S. Cristóvão de Cabeçudos e Santa Eulália de Palmeira, sob a orientação do P.e Mário Martins Chaves Rodrigues.
- Diác. Feliciano Azevedo de Oliveira, na paróquia de N.ª Sr.ª dos Navegantes
das Caxinas, sob a orientação do
Mons. Domingos Ferreira de Araújo.
- Diác. Francisco Xavier Gomes de Oliveira, na unidade pastoral de Santo André de Painzela, S. Miguel de Refojos de Basto e Santa Maria Maior de Outeiro, sob orientação do P.e Francisco Marcelino Monteiro Esteves.
- Diác. Nuno Fernando de Sá Vilas Boas, na unidade pastoral de S. Martinho de Brufe, Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão e S. Martinho de Cavalões, sob a orientação do P.e Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho.
- Diác. Vítor Manuel Costa Araújo, na unidade pastoral de S. Tiago de Esporões, S. Paio de Arcos, S. Miguel de Guizande, S. Tiago de Priscos, S. Bartolomeu de Tadim e S. Pedro de Escudeiros, sob orientação do P.e João Miguel Torres Campos.

Fonte Correio do Minho por Ricardo Miguel Vasconcelos

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceram-se de arranjar um Padre para Substituir o padre Laranjeira que está em Macieira, Gueral e Courel porque ele está muito doente da cabeça e pensa que nao sabe.

JOAQUIM NOVAIS disse...

Em Macieira, Courel e Gueral mais dois ou tres anos nao é preciso padre porque o que lá está já correu toda a gente de frequentar a igreja.