Vila Verde: Saneamento a 75% até 2013



A protecção e valorização ambientais do concelho de Vila Verde vão ser a grande bandeira do mandato de António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, que até 2013 quer ver concretizada uma série de projectos na área. Um desses projectos é estender a taxa de cobertura da rede de saneamento dos actuais 25 por cento para 75 por cento.

As apostas baseiam-se, também, na água - onde o autarca vilaverdense pretende um maior e melhor aproveitamento dos seus cursos e dos rios e zonas ribeirinhas, com a criação de zonas de lazer e ciclovias em vários pontos do concelho.
Em relação aos investimentos ao nível da rede de saneamento em alta - onde serão investidos 25 milhões de euros - António Vilela explicou que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a instalar na zona sul, vai “ser amiga do ambiente e, ainda, produzir energia eléctrica” e permit ir a desactivação das ETAR’s de Vila Verde e da Vila de Prado - cujos sistemas e técnicas já não se ajustam às exi-gências dos dias de hoje.

Um investimento que integra também a construção de um conjunto de interceptores, como em Cabanelas, Valdreu e ainda rio Neiva - “contribuindo para que os rios Cávado e Homem deixem de estar sujeitos à poluição”. Refira-se que a autarquia de Vila Verde pretende investir mais 30 milhões de euros na rede de saneamento em baixa.

A qualidade da água do concelho serve neste momento de estratégia de marketing para Vila Verde promover também o seu turismo de qualidade. É por isso que está agora a usufruir do direito de prospecção e pesquisa do recurso natural, com vista a perceber se a sua água tem características hidro-medicinais. Nessa possibilidade, a água será também uma aposta turístico-promocional de Vila Verde. Fonte Correio do Minnho por Marta Caldeira

0 comentários: