Passó


População: 237 habitantes (pelos Censos 2001)


Actividades Económicas: Agricultura e pecuária.

Festas e Romarias: Santa Ana do Monte (domingo seguinte a 26 de Julho) e S. Miguel (29 de Setembro).

Orago: São Miguel

Património cultural e edificado: Capela de Santa Ana do Monte e Alminhas do Calvário.


Dista 12 Km da sede do concelho, abrangendo uma área de 210 Km2.
Foi vigairaria anexa à comenda e reitoria de Adaúfe, cujo pároco, Vigário Colado tinha de côngrua 60 mil reis. Passou mais tarde a independente com o título de reitoria. Pertenceu ao concelho de Pico de Regalados, da comarca de Viana.
As Alminhas do Calvário, de grande devoção nesta freguesia, ligam-se muito provavelmente a uma superstição popular hoje em desuso, era o fumeiro. Diz-nos António José Nogueira que "quando alguém estava possuído por algum espírito (geralmente familiar ou amigo), só se via livre dessa possessão se uma feiticeira (mulher do lugar) «fizesse» o fumeiro: rezas, tojo e trovisco ou folhas de eucalipto secas a arder por volta da meia noite.:
A manifestação popular e tradicional mais significativa acontece na festa em honra de Santa Ana do Monte, quase sempre no último domingo de Julho, aonde acorrem muitos peregrinos, uma vez que Santa Ana é padroeira dos frutos dos campos. O centro da peregrinação é capela de invocação de Santa Ana do Monte.

Bibliografia

Dicionário Enciclopédico das Freguesias 1º Volume (Braga-Porto-Viana do Castelo) –MinhaTerra (Estudos Regionais de Produção e Consumo, Lda)