Pedregrais


População: 362 habitantes (pelos Censos 2001)

Actividades Económicas: Agricultura.

Festas e Romarias: S. Bento (11 de Julho) e S. Salvador (6 de Agosto).

Orago: Divino Salvador

Património cultural e edificado: Igreja matriz, Casa da Madalena, Nicho de Santo António e Capela de S. Bento.

Outros locais de interesse turístico: Monte do Borrelho e Rio Neiva (pesca).

Artesanato: Transformação do linho.


Situada na margem direita do Neiva, dista 11 Km da sede do concelho. Foi abadia da apresentação dos Condes de Resende, no antigo concelho de Penela, a que pertenceu até à sua extinção. Povoação de origens remotas, é mencionada num documento de doação de cerca de 1180.
Através do Monte da Borralha (pertencente a esta freguesia), observa-se um vasto e bonito panorama do vale do Rio Neiva.
A igreja matriz, de origem românica, como o comprovam as séries de modilhões que a decoram, foi construída pelos mouros numa só noite — diz a lenda. Em “Minho-Dossel de Portugal” pode ler-se: “ Enquanto os homens iam erguendo as paredes e preparando pedras de esquadria no Monte Sabroso, as mulheres, carregando grandes pedras à cabeça, iam-nas transportando para o adro, fiando linho em suas rocas que traziam presas à cintura. E ao romper da madrugada a igreja estava consoante se encontra hoje: completamente pronta...”.


Bibliografia

Dicionário Enciclopédico das Freguesias 1º Volume (Braga-Porto-Viana do Castelo) –MinhaTerra (Estudos Regionais de Produção e Consumo, Lda)

0 comentários: