Covas


População: 503 habitantes (pelos Censos 2001)

Actividades Económicas: Agricultura, pecuária e transformação de madeira.

Festas e Romarias: Senhora das Neves (5 de Agosto), Santo Amaro (15 de Janeiro), S. Pedro (29 de Junho) e Corpo de Deus.

Orago: Santa Maria/N. Sra. das Neves

Património cultural e edificado: Igreja matriz, espigueiro, pontes romanas de Agrela e Pego e capelas de Santo Amaro e de S. Pedro.

Outros locais de interesse turístico: Lugar do Boco.

Colectividades: Grupo de Cantares Tradicionais de Covas, Grupo Coral e Associação Cultural e Desportiva de Covas e Grupo de "Zés Pereiras".


Situa-se a 13 Km da sede do concelho, pertence eclesiasticamente, ao arciprestado de Ponte da Barca. Esteve, em tempos, anexa à freguesia de S. Tomé do Vade, em Terras d’Anóbrega, facto já verificado em 1550, pois em Setembro desse ano o Arcebispo Primaz D. Frei Baltasar Limpo confirmava nas duas freguesias o clérigo de missa Frutuoso Pires Lordão. Mais tarde, tornou-se independente com o título de reitoria.
Covas já pertenceu ao concelho de Aboim d’Anóbrega, mas em 1853 passou para o de Ponte da Barca e dois anos mais tarde foi integrada no de Vila Verde.
A freguesia é atravessada pela estrada nacional Braga-Monção, mas a parte mais populosa fica alcandorada numa encosta de penoso acesso, donde se desfrutam belos panoramas.

Bibliografia

Dicionário Enciclopédico das Freguesias 1º Volume (Braga-Porto-Viana do Castelo) –MinhaTerra (Estudos Regionais de Produção e Consumo, Lda)