Carreiras São Miguel


População: 623 habitantes (pelos Censos 2001)

Actividades Económicas: Agricultura e pecuária.

Festas e Romarias: Festa Senhora da Pena (15 de Agosto) e S. Miguel (20 de Setembro).

Orago: São Miguel

Património cultural e edificado: Torre de Penegate, igreja matriz, Ponte Romana do Couto e Capela da Senhora da Pena

Outros locais de interesse turístico: Monte de Mourenta

Artesanato: Confecção de passadeiras de trapos

Colectividades: Rancho Folclórico

S. Miguel de Carreiras abrange uma área aproximada de 4 Km2, distando cerca de 8 Km da sede do concelho.
Parece que, outrora, o território desta freguesia fez parte do couto de Penegate. Mais tarde, porém, reorganizada a paróquia sob invocação de S. Miguel, foi abadia da apresentação do Ordinário no extinto concelho de Vila Chã. Pertenceu às comarcas de Barcelos e de Pico de Regalados.
A Capela de Nossa Senhora da Pena foi um grande centro de devoção mariana. Por determinação do Arcebispo Primaz D. Rodrigo de Moura Teles, passou a substituir, em 1706, a ermida da Senhora das Areias, em Darqe, Viana do Castelo, junto da qual iam, em Agosto, os habitantes de Carreiras (S. Miguel e Sant’Iago) e Freiriz, fazer as suas preces.
Segundo uma inscrição existente na parede do lado norte, este pequeno templo foi dedicado por Miguel Valadares (onde jaz, em túmulo brasonado com estátua jacente), Cónego Magistral de Guimarães e Desembargador de Braga, à Virgem, no ano de 1617. Seu irmão, o padre António Valadares, abade de rio Mau, encabeçou nesta capela um vínculo instituído por testamento de 4 de Fevereiro de 1667. Dois anos depois faleceu.
No interior encontra-se um altar de Nossa Senhora da Pena, ladeada por três painéis representando S. João e Santo António.
A Torre de Penegate foi construída no séc. XIV, em 1360. Torre de planta quadrangular, com três pisos, de granito assente num enorme penedo, apresenta frestas janelas ogivais e, no lado poente, um gracioso balcão assente em três mísulas. Os merlões que faltavam foram repostos em 1939, mas a falta de alguns obrigou a deixar grandes intervalos. A porta de entrada é ogival, situada a um nível bastante elevado, como era hábito nas torres de defesa da Idade Média, quando o acesso se fazia por escada móvel.
A primeira torre de Penegate foi fundada por D. Egas Pais de Penegate, valido do Conde D. Henrique, para sua defesa e do couto que lhe pertencia. Reconstruiu-a Mem Rodrigues de Vasconcelos, nobre senhor a quem D. Dinis fez mercê da alcaidaria-mor de Guimarães.
É um curioso espécime medieval de cujas ameias se desfruta um belíssimo e extenso panorama.
A igreja matriz de Carreiras conserva um interessante altar dedicado a S. Miguel, ornado de talhas e pinturas do séc. XVII.
As romarias mais significativas e mobilizadoras da população da freguesia são as da Senhora da Pena, que se realiza em 15 de Agosto, e de S. Miguel, padroeiro, em 20 de Setembro.
Em S. Miguel de Carreiras nasceu D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo Primaz de Braga.

Bibliografia

Dicionário Enciclopédico das Freguesias 1º Volume (Braga-Porto-Viana do Castelo) –MinhaTerra (Estudos Regionais de Produção e Consumo, Lda)